PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DA PELE

Os fatores intrínsecos estão relacionados a alterações hormonais, alterações metabólicas, hereditariedade e perda da capacidade de regeneração celular. Já os fatores extrínsecos, os quais estamos expostos, são capazes de acelerar e alterar o processo de envelhecimento, entre eles estão a exposição solar, tabagismo, traumas e poluição ambiental. Dessa forma podemos compreeender que o envelhecimento é um processo complexo e individual, que envolve inúmeros fatores, os quais interagem entre si e influenciam no modo que envelhecemos.
O envelhecimento é um processo de prejuízo gradual da função biológica, que resulta em uma série de alterações. A flacidez a pele, a reabsorção óssea, a perda de redistribuição da gordura facial são mudanças fisiológicas dinâmicas, que levam a modificações na aparência facial e que vão tornando-se progressivamente mais perceptíveis ao longo dos anos.
ENVELHECIMENTO CUTANEO: Por ser um orgão exposto, a pele esta sujeita a danos que desempenham um papel relevante no envelhecimento extrínseco. As principais alterações ocorrem no colágeno dérmico, a diminuição da densidade, desorganização e fragmentação são as principais causas nos aparecimentos das rugas.
REMODELAMENTO ÓSSEO FACIAL: O envelhecimento resulta em diminuição da densidade mineral, volume e remodelamento do rebordo ósseo, o que resulta em uma mudança de contorno e forma geométrica típica.
REDISTRIBUIÇÃO DA GORDURA FACIAL: A atrofia e a hipertrofia seletiva da gordura com a idade, levam a perda de suporte, contribuindo para aparência de face envelhecida.
A parte boa de tudo isso é, que nos dias de hoje temos muitas técnicas e procedimentos que são nossos aliados e previnem e tratam esse envelhecimento, então temos várias ferramentas para envelhecermos de forma SAUDÁVEL.